EnglishPortugueseSpanish

Rua Genebra, 181
Bloco 6
Colombo-PR - 83413-340

(41) 3621-0008
(41) 3621-2026
(41) 3014-4054

(41) 9 8448-5400

Seguro de carga: 5 motivos para contratar

compartilhar este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A gente pensa muitas vezes que o valor gasto com o seguro, seja da carga ou do próprio caminhão, é dinheiro jogado fora. Ninguém quer usar o seguro, mas quando o pior acontece nós damos graças por ter feito um. Para proteger o cliente, a Torkoferece uma ampla cobertura de seguros, bem como adicional de carga e descarga para tranquilidade e confiança nos serviços. Além disso, os veículos agregados são equipados com rastreadores. Assim é possível acompanhar em tempo real a trajetória da carga transportada integrando tecnologia às exigências do mercado.

Vale ressaltar que existem alguns seguros que não tem como deixar de lado, por exemplo, o Seguro Transporte Nacional para o dono da carga. É obrigatório. O RCTR/C (Responsabilidade Cívil do Transportador Rodoviário de Carga), também é obrigatório, deve ser feito pela empresa de transporte, mas cobre prejuízo pelos quais o próprio transportador seja responsável, como colisão, capotamento e abalroamento.

O seguro é obrigatório independentemente se o cliente disponibiliza uma carta DDR – Dispensa do Direito de Regresso. Essa dispensa só é válida para apólice de roubo. A transportadora tem responsabilidade civil por tudo que transportar.

Confira abaixo 5 motivos para contratar um seguro e se precaver de problemas que muitas vezes não entram nos planejamentos:

1. Tranquilidade para o dono da carga e transportadora

O seguro é a única certeza de que você não terá problema financeiro com a sua carga. Acidentes e roubos acontecem, não tem como negar esse problema de violência no Brasil. Apesar de não gostarmos de considerar tais cenários, eles podem acontecer e ter a consciência da proteção do seguro deixa qualquer mente mais tranquila.

2. Preservação de seu patrimônio

Mesmo quando você toma todos os cuidados, infelizmente, o risco de que ele seja furtado ou roubado ainda existe. Trata-se de uma situação muito grave, mas que pode ser bem menos traumática se a carga estiver protegida por um seguro. Você irá evitar, além de um grande prejuízo, uma grande dor de cabeça. Mesmo se não for encontrado, seu dinheiro será reembolsado e a seguradora cuida de toda a burocracia por você.

3. Responsabilidade civil

Quando você se envolve em um acidente de trânsito, não é apenas seu veículo e a sua segurança que estão em risco, mas os de outras pessoas também. Com a cobertura adicional de Responsabilidade Civil você garante que quaisquer danos causados a terceiros também estarão dentro da sua cobertura.

4 . Respeito e proteção ao motorista

O seguro de carga não é dispensado para quem trabalha com transporte, pois como o roubo é uma ameaça clara ao setor, que pode, além de sumir a carga, o caminhão também pode sumir. Fora os riscos envolvendo acidentes com o veículo transportador, que pode danificar, ou até mesmo, destruir a carga. Por isso que o seguro de carga é importante para os meios de transporte, para que os envolvidos nas ações logísticas, não se sujeitem a enormes prejuízos em seus serviços.

5. Gerenciamento de Riscos como prevenção

Eu sei que você só pensa no Gerenciamento de Risco quando o assunto é roubo de cargas, mas você sabia que este tipo de sinistro representa apenas 9% das ocorrências no Brasil? Os outros 91% estão divididos entre: Queda de mercadoria; Molhadura; Extravio de carga; Falta; Colisão; Tombamento; Avaria durante o transporte; Avarias da carga.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba atualizações e novidades.

Mais artigos

Quer o melhor transporte para seus equipamentos?

Entre em contato e saiba mais.

× Fale com um especialista pelo WhatsApp

fique atualizado
& receba nosso conteúdo