Tork realiza transporte inédito sustentável

thumb-5 Tork realiza transporte inédito sustentável

Tork realiza transporte inédito sustentável

Compartilhe

Transporte de equipamentos para tratamento de água do mar.

Fazer um transporte de 100 km para a Tork Transporte pode parecer algo simples, mas não quando se trata de um projeto piloto de tratamento de água do mar. O sistema foi transportado de Curitiba até a Estação de Tratamento de Água de Praia de Leste. Para facilitar seu transporte e acomodação, eles foram montados em um container e em um skid, que é uma base móvel. O projeto de tratamento de água do mar visa sustentabilidade e preservação do meio ambiente, causas que a Tork apoia diretamente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) testará equipamentos versáteis que também podem tratar água captada em poços e rios e de projetos de reuso. O sistema piloto tem capacidade para produzir mil litros de água tratada por hora e utilizará energia de fontes eólica e solar, de acordo com a Sanepar.

Projeto Piloto

O sistema piloto é composto por filtro de discos, sistema de abrandamento duplo, filtro de cartucho, sistema de filtração por membranas de osmose reversa de duplo passo, sistema de desinfecção por ultravioleta e dosadora de cloro.

Os equipamentos que serão utilizados na Praia de Leste, além fazer os testes de dessalinização da água do mar, vão ser usados para pesquisas de tratamento em água com carga orgânica alta e podem servir na remoção de sais dissolvidos, na remoção de metais em água de poços, na redução de flúor e na produção de água industrial, que reutiliza a água de efluentes.

Segundo a companhia, o sistema está sendo estudado desde 2013 por profissionais da Sanepar, com o apoio de pesquisadores da University of North Texas, University College London e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Parte do projeto é bancada pela Secretaria de Estado Americano, conforme a Sanepar, depois de ter concorrido com mais de outras 300 iniciativas ligadas à implantação e ao monitoramento de sistemas sustentáveis de dessalinização em escala piloto.

No Comments

Post A Comment

× Fale com um especialista pelo WhatsApp