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Remoção e Transporte de Eletrocentros de Energia

Transporte de Eletrocentro
A Tork Transportes Especiais iniciou o ano de 2022 a todo vapor, realizando a Remoção Técnica e o Transporte de Eletrocentros de Energia para um de seus clientes do ramo de Energia,  CEMIG.

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A Tork Transportes Especiais iniciou o ano de 2022 a todo vapor, realizando a Remoção Técnica e o Transporte de Eletrocentros de Energia para um de seus clientes do ramo de Energia, CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais).

O Objetivo da Operação foi realizar a remoção técnica de Equipamentos de grandes dimensões (Eletrocentros de energia), utilizando cilindros e empurradores hidráulicos além da fogueira de dormentes. Após a remoção, foi realizado o transporte, utilizando pranchas de 4 eixos. No texto abaixo iremos detalhar a operação, bem como seus desafios.

Carga Transportada

Eletrocentros de energia são equipamentos de energia e controle acondicionados em um módulo compacto, integrando comutadores, centros de controle de motores e drives de velocidade variável. Economizando espaço e energia, é uma solução compacta de distribuição de energia, integrando serviços da engenharia ao comissionamento e incorporando especialização elétrica e mecânica.

Tipo de Carregamento e Equipamento utilizado na Operação

Os Eletrocentros de energia da CEMIG, são compostos por casas modulares com diversos painéis e são responsáveis por realizar a gestão de energia de transformadores de uma sub-estação, possum peso estimado de 25 a 35 toneladas, foram removidos de seu local original e foram carregados nas pranchas, para isso utilizamos além do cavalos, pranchas de 4 eixos extensivas.

Trajeto, distância e duração

A Origem foi Capelinha/MG,  com destino a Minas Novas/MG, percorrendo cerca de 100km. A duração total da operação foi de 30 dias aproximadamente. Este prazo extendido se deve ao fato da operação envolver a remoção técnica, carregamentos, transportes, descarregamentos e viabilização dos obstáculos encontrados no percurso.

Veja na foto abaixo um dos principais obstáculos:

Principais Desafios

No Trajeto previsto para esta operação, a única rota disponível era passar por uma ponte que ainda se encontrava em construção e não estava totalmente finalizada. “A solução encontrada pela Cemig foi montar uma ponte adicional com guard-rails, a qual foi realizada pelo Exército brasileiro, porém a largura desta ponte era inferior a largura do equipamento a ser utilizado no transporte (Prancha), sendo necessário que a Tork disponibilizasse uma prancha com altura superior à altura dos guard-rails, para que este problema fosse resolvido”, comenta o Diretor Técnico desta Operação Gabriel Ramos.

O transporte de cargas pesadas e especiais, não é tarefa simples e não há espaço para falhas ou improvisações. As deficiências na malha viária são naturalmente encaradas como um ponto importante de atenção, e devem ser analisadas previamente.

Conclusão

Esta operação foi uma das mais desafiadoras para a Equipe Tork, a qual conseguiu realizar com sucesso. O Planejamento e a União de esforços entre equipes e objetivo comum além do senso de superação, foram primordiais para o sucesso da operação.

Nota de Agradecimento

Agradecimento especial ao Sgt. Irani, Capitão Alvim e demais envolvidos do Exército brasileiro, os quais foram participantes primordiais no apoio à Tork e no sucesso desta operação.

Demais agradecimentos, Lucas Chimenes, Benê, Marcos Antonio (Sorriso), Rocky Pereira e Osmar Ramos os quais não mediram esforços para o sucesso desta operação, além de toda a Equipe Tork que estava na retaguarda, fornecendo o suporte necessário.

Acompanhe nossas operações, acessando nossa página de notícias.

Seguem Fotos da Operação

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