Plano de Rigging – Importância para a Engenharia

Plano de Rigging – Definição

De acordo com a Norma Regulamentadora 12 (NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS), o Plano de Rigging ou Plano de Movimentação de cargas pode ser definido como:

Consiste no planejamento formalizado de uma movimentação com guindaste móvel ou fixo, visando à otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes e perdas de tempo. Ele indica, por meio do estudo da carga a ser içada, das máquinas disponíveis, dos acessórios, condições do solo e ação do vento, quais as melhores soluções para fazer um içamento seguro e eficiente.

Características do Plano de Rigging

Umas das principais características do plano de içamento de cargas (Rigging) é a possibilidade de se otimizar as operações de trabalho, tornando a operação mais eficiente, viabilizando a operação de içamento de diferentes tipos de cargas.

O plano de Rigging é um conjunto de documentos – desenhos técnicos, memórias de cálculo, memoriais descritivos e outros documentos – que transmitem as informações referentes à carga a ser içada, apresenta o tipo de equipamento seu posicionamento, quantidade e os acessórios envolvidos, os esforços que serão transmitidos ao solo, influências externas e da natureza: velocidade do vento máxima admitida na operação, içamento próximo de redes energizadas ou tubulações vivas, içamento de uma carga que esteja submersa, etc. A documentação que o irá compor tem sua complexidade atrelada à complexidade da operação – local e risco envolvidos – e sempre irá visar a solução técnica mais segura, eficiente e economicamente viável. O objetivo geral do plano de içamento é dimensionar, por meio de cálculos, os equipamentos e acessórios adequados para as diversas operações de içamento. Buscando soluções e medidas mitigatórias para os riscos existentes de forma a tornar as operações mais precisa, eficiente e segura.

Na analise para a elaboração do plano de rigging, após entender todas as variáveis envolvidas na operação de içamento, se define por meio de uma análise de risco a classificação do serviço:
• Içamento rotineiro/normal: não envolve grandes riscos e baixa complexidade da operação. Para esses casos, os especialistas do segmento entendem que a elaboração do plano de rigging é facultativa e poderá ser substituído um planejamento simplificado e formalizado para a equipe.
• Içamento crítico: envolve grandes riscos e possui alta complexidade. Para esses casos os especialistas entendem que há obrigatoriedade de elaborar a documentação completa – plano de rigging – especificando-se os componentes e passo-a-passo previstos na operação.

Plano de Rigging Tork Transportes

O Plano de Rigging se trata de uma tarefa importante, porém inúmeras empresas passaram a oferecer o plano de içamento de cargas Rigging, porém nem todas possuem experiência, profissionais qualificados e os requisitos básicos para atuar na área, entregando resultados insatisfatórios a seus clientes.

Uma dica válida é buscar por uma empresa renomada que tenha anos de experiência comprovada no mercado industrial, e que ofereça uma série de benefícios a seus consumidores.

A Tork Transportes Especiais é uma empresa especializada na elaboração do Plano de Rigging, pois possui experiência comprovada em movimentações de cargas, atuando  em todo o Brasil e mercosul, oferecendo serviços para diversos setores da indústria como Transportes Especiais, Locações de Guindastes, Remoções Técnicas e Mudanças Industriais, realizando gestão de riscos e com isso garantindo o sucesso das operações visando garantir a eficiência e redução de custos aos nossos clientes.

Caso de Sucesso Tork na Utilização de um Plano de Rigging

Para um de nossos clientes onde foi realizado o Plano de Rigging, estava previsto que uma peça de aproximadamente 10t seria içada por cima de um prédio de 7 andares e depositada em um mezanino localizado em um terreno atrás deste prédio, de maneira que o operador não teria visão da operação, desta forma ela se tornaria complexa, Como foi neste caso, a definição do que deve ou não ter plano de rigging depende da complexidade da operação.

“Para cargas leves, que possuam um lançamento curto, com visibilidade favorável, terreno estável e amplo, manuseado por equipamentos de fácil operação um plano de carga basta, e para os casos com maior complexidade deve-se realizar o Plano de Rigging”. Comenta o Engenheiro da Tork responsável por esta operação, Hugo Tirabosqui.

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